Foto: Lucas Miró Horn
Se você está aqui pela primeira vez este ensaio faz parte de um livro sendo escrito em tempo real seguindo a narrativa do fluxo de consciência, se te interessar acompanhar o processo comece pelo primeiro.
--
18/12/2024
ANDROID MINSKY
2 + 2 = 0
--
From small beginnings, big things arise, thought the Android Minsky.
Energy became matter.
Matter became life.
Bacteria to amoeba.
Amoeba to amphibian.
Amphibian to man.
Living and dying in numbers too large to calculate.
Orphaned and alone, he traveled the Earth as centuries passed, millennia.
A being in search of meaning.
--
Ao contrário do senso comum o Gato de Schroedinger não estava vivo e morto ao mesmo tempo no seu experimento teórico, o exemplo na verdade serve para demonstrar o absurdo de adotar uma abordagem matemática e computacional para a mecânica quântica tentando implicar realidades físicas literais.
No caso a superposição linear de dois estados opostos não é a mesma coisa de estar em dois estados, mas sim potencialmente estar em qualquer um dos dois estados; indicando uma situação sem resolução mesmo aos olhos do observador.
Da mesma maneira, na Lei da Não-Contradição, as proposições contrárias simplesmente não podem ser verdadeiras no mesmo sentido ao mesmo tempo.
Por exemplo, as duas proposições "está chovendo" e "não está chovendo" são mutuamente exclusivas, um princípio lógico empregado em uma prova de "reductio ad absurdum", expressão latina de uma hipótese extrema com a finalidade de invalidar a hipótese inicial mostrando que ela resulta em um resultado absurdo ou contraditório.
Em seu lugar o Princípio da Incerteza, proposto em 1927 e também conhecido como Princípio da Indeterminação de Heisenberg (do físico alemão Werner Heisenberg e sim, a inspiração de Walter White) é um conceito fundamental na mecânica quântica, a afirmação de um limite para a precisão com os quais certos pares de propriedades físicas, como posição e momento, podem ser conhecidos simultaneamente.
Em outras palavras, quanto mais precisamente uma propriedade é medida, menos precisamente a outra pode ser conhecida.
--
O robô da obra Can't Help Myself dos artistas plásticos chineses Sun Yuan e Peng Yu é equipado de uma pá com cerdas e diversos sensores ativando movimentos programados e como a máquina está sempre vazando propositalmente ela precisa varrer o seu fluído hidráulico para dentro constantemente ou pode se desligar sozinha.
Não ironicamente o fluído parece muito com sangue e os movimentos do robô parecem os de um ser senciente tentando desesperadamente sobreviver; uma versão contraditória das famosas useless machines, maquininhas inúteis cuja única função é sempre desligar-se cada vez que ativadas.
--
Existe um termo que traduz um pouco a sensação constante de não-pertencimento: Aporia, um impasse ou perplexidade, a dificuldade ou dúvida racional diante da impossibilidade objetiva de obter resposta ou conclusão para uma determinada indagação filosófica, o exato oposto de niilismo.
Talvez o melhor exemplo prático deste termo está em Gloria Burgle, personagem central e muito intrigante presente na terceira temporada da série Fargo: uma esposa recém abandonada pelo marido que confessa ser gay e vai morar com o namorado, uma policial chefe de um departamento o qual logo deixará de existir, uma filha tentando investigar a morte de seu pai quando descobre que na verdade ele era o seu padrasto.
E uma pessoa que simplesmente não é notada por nenhum sensor.
Já no primeiro episódio, The Law of Vacant Places, ela vai buscar o filho na loja de seu avô e a porta automática simplesmente não percebe e não abre na sua presença, outro cliente libera a passagem e ela pensa ser apenas uma falha.
No terceiro episódio, The Law of Non-Contradiction, Gloria tenta descobrir quem matou o seu pai e chegando no quarto de hotel em Los Angeles durante sua investigação encontra uma caixa com um interruptor em cima, sem nada escrito.
Movida pela curiosidade ela ativa o interruptor que abre uma tampa e do interior iluminado por uma luz verde sai uma mão apontando um dedo que alcança o mesmo interruptor, tornando a luz vermelha e recolhendo a mão, e fechando a tampa novamente.
Gloria também encontra e lê o livro de ficção The Planet Wyh (assim, com Y trocado) e então surge na tela uma animação narrada pela sua voz, a história da Unidade MINSKY, um pequeno robô programado para observar, registrar e aparentemente capaz de dizer uma única frase, num tom de voz inocente e infantilizado:
- Eu posso ajudar!
A animação mostra a nave de Minsky caindo na terra e o seu criador cientista logo morrendo.
Minsky então testemunha de forma neutra a evolução do planeta, o surgimento da humanidade, a ascensão e queda de civilizações e uma guerra nuclear, precisando parar de tempos em tempos para recarregar quando perde o braço para vândalos humanos e aceita esta nova condição de forma passiva, sem demonstrar nenhuma reação.
Minsky não foi alimentado com a informação mais importante de todas: se quiser ajudar os outros, ajude-se primeiro, e após dois milhões de anos nesta jornada sem rumo no tempo e espaço ocorre o primeiro contato com vida extraterrestre (absolutamente nada pacífico), quando é recuperado em uma nava pela Federação dos Planetas Unidos.
Depois de ser reconhecido como o ser senciente mais antigo do universo e agradecido pelas enormes quantidades de informações registradas, o pequeno robô é informado de que é hora de se desligar, e por não ter senso de autopreservação ou não conhecer as três leis da robótica do Isaac Azimov, Minsky simplesmente obedece.
Sua cabeça se abre, mostrando um interruptor iluminado por uma luz verde, o qual é alcançado pela sua mão e desativado.
A luz fica vermelha, seus olhos se apagam e Minsky é desligado para sempre, um golem com sua longa missão concluída, um Sísifo aposentado sem noção da sua condição.
Talvez o inofensivo Minsky estivesse à frente do seu tempo, talvez ele tenha sido o verdadeiro protótipo original da Tyrell Corporation, mais humano que os humanos.
No quarto episódio, The Narrow Escape Problem, Gloria acompanha uma colega no banheiro da delegacia e sem conseguir lavar as mãos assiste sentindo um pânico silencioso a outra policial acionar todos os sensores disponíveis em sequência (sabão, torneira, secador de mãos) e no oitavo episódio, de nome Who Rules the Land of Denial, Gloria descobre que Ennis não era o seu pai e seu nome era Thaddeus Mobley, o escritor de Planet Wyh.
Ennis era seu pai e não, ela era casada e não, ela era chefe e não, e os sensores não percebem a sua existência, invisível e não.
Qualitativa, quantitativa e quanticamente, Gloria está sempre presente e ausente, não interessam quais parâmetros mesmo tempo e espaço, o resultado da soma de duas condições simultâneas para ela parece sempre ser igual a zero.
E então, quando chega o nono episódio da série, chamado Aporia, um ciclo parece se fechar.
Gloria encontra a sua colega Winnie Lopez em um bar e decide se abrir:
- Sabe, antes de você chegar, eu estava pensando, meu padrasto escreveu estes livros e eu li um deles, Planeta Wyh, com um H no final.
Era sobre um androide — acho que você chamaria assim — cujo mestre morreu.
Ele então vagou pelo universo sozinho por dois milhões de anos e tudo o que ele podia dizer era: "Eu posso ajudar."
Mas ele não podia.
Ou pelo menos, nunca ajudava.
Mas continuava dizendo: "Eu posso ajudar."
Ele continuava falhando, oque é, se eu tivesse que definir, como me sinto na maioria dos dias.
E nos outros dias, sendo honesta, como me sinto é invisível.
Ou não invisível, mas irreal.
Isso faz sentido?
Winnie sem saber escolher as palavras apenas responde:
- Normal.
Gloria continua:
- Bem, tem o fato de que portas automáticas nunca abrem para mim.
O sensor das portas — assim como a torneira da pia ou o dispensador de sabão — nunca me detecta.
E quando faço uma ligação, ninguém nunca consegue me ouvir.
Então tenho esta teoria, em particular, de que na verdade eu não existo.
Winnie novamente apenas concorda:
- Certo.
Gloria então diz:
- Eu tenho todo um discurso que poderia fazer.
Winnie decide então interromper:
- Por favor, não, aqui está o que penso, você precisa se levantar.
Gloria:
- Por quê?
Winnie:
- Quero te mostrar algo.
Gloria:
- O quê?
Winnie:
- Ok, melhor ir ao banheiro e se limpar, porque temos uma bebedeira pesada pela frente.
Gloria:
- E eu não posso deixar as pessoas pensarem que eu simplesmente...
Winnie interrompe abraçando Gloria, e esta percebe a sua própria existência e agradece:
- Obrigada.
Winne:
- É só uma questão do uniforme. Além disso, eu gosto de você.
E Gloria responde:
- Eu também gosto de você.
Gloria então vai no banheiro e, pela primeira vez em que se lembra, o sensor da torneira percebe a sua presença e a água corre normalmente.
Neste momento ela finalmente descobriu como operar em uma realidade fluida e aceitar pertencer a dois estados ao mesmo tempo, sejam eles emocionais, afetivos ou profissionais.
Quem já se sentiu isolado em algum momento na vida sabe qual é a sensação insistente de estar presente e ausente ao mesmo tempo ou não conseguir se enxergar como parte do ambiente ao redor, um terrível sentimento de ser uma Pedra de Sísifo dentro de um sapato.
Mas esta percepção é relativamente fácil de lidar quando se dá conta de um fato: todo mundo coexiste em dois estados aparentemente opostos o tempo todo, alguns disfarçam mais, outros não.
Mas tudo isto é fichinha perto de você um dia acordar dentro da sua casa e descobrir que ela nunca foi sua.
->>>
--
Cápsulas de Heavy Metal paradas em algum centro de distribuição dos Correios organizadas pelo princípio da incerteza do tempo.
--
Drones estão sendo avistados em várias cidades dos Estados Unidos, sem explicação nem contexto e muitos realizando manobras nunca vistas, em vídeos compartilhados tão podres de qualidade quanto os de OVNIS da década de 50.
Ninguém do governo ou agências de segurança em nenhum nível trouxeram alguma resposta decente mas é como aquela piada:
Se o governo disser que está tudo bem, se prepare.
Se o governo disser que as coisas estão pegando fogo, pegue a pipoca.
--
Na Alemanha a lésbica, casada com imigrante e neta de nazista Alice Weidel é a primeira mulher escolhida pela AfD (Alternative für Deutschland ou Alternativa para a Alemanha) para concorrer ao cargo de chanceler.
A Candidata tem a britânica Margaret Thatcher como inspiração, defende o combate à imigração e é cética em relação às mudanças climáticas.
Parece uma sinopse de pornô VHS dos anos 90.
--
Sim, pornografia nos anos 90 tinha sinopse.
--
O cantor Ozzy Osbourne quer reunir todo o Black Sabbath para fazer um show de despedida, a ideia do vocalista da banda é receber os ex-companheiros para uma mini-tour.
--
Roger Tullgren, de 42 anos, teve seu vício por heavy metal reconhecido em 2015 pelo Tribunal de Hasslehölm, na Suécia.
Roger tem uma forte paixão pelo estilo musical desde pequeno e, desde então, tem dificuldades em manter seus empregos devido à necessidade de ir a todos os shows de heavy metal possíveis, o sueco admite ter estado “completamente perdido”, uma vez que a vida dele era só metal:
- Sou tão teimoso e queria mostrar que o metal é a única coisa na minha vida, a maior e melhor coisa que já aconteceu comigo.
Tullgren entrou numa luta exaustiva com o governo sueco e após várias idas e vindas aos tribunais, foi enfim concedido para Roger o direito a um subsídio de 400€ (R$ 2516,00 na cotação atual), quase um salário de carteiro.
Por favor me internem, me aposentem, me adotem, qualquer coisa, eu também sou viciado em Heavy Metal e já perdi amigos, namoradas e até os cabelos por causa do Heavy Metal, eu não só mereço uma aposentadoria mas também uma indenização.
--
O Papai Noel da caravana de Natal da Coca-Cola foi apedrejado em Salvador na Bahia, o motivo alegado é de que os caminhões estariam circulando rápido demais, dificultando a interação do público com a atração.
--
Sábado começa o verão e na próxima terça é Natal, hora de fazer o já tradicional estoque de comida e me entocar no conforto do lar e escapar de filas, calor e claro, cristãos com tochas digo, smartphones na mão.
--
Comments